segunda-feira, 16 de maio de 2011

Lixão a Céu Aberto

P1090192.JPG.jpg
                             Lixão a céu aberto atrás da Arena Jaraguá
P1090184.JPG.jpgP1090182.JPG.jpgP1090180.JPG.jpg

P1090186.JPG.jpg


P1090196.JPG.jpg

P1090195.JPG.jpg
                               Pessoas jogando lixo atrás da Arena Jaraguá

                                         


                     Lixo a Céu Aberto

Os lixões emitem metano, o segundo gás mais importante para a intensificação do efeito estufa.
Como também pode trazer além de uma estética feia para a cidade, a proliferação de insetos e mal cheiro.
O lixo produz um líquido chamado chorume, que pode contaminar o solo ao se misturar com a água da chuva. Essa substância é agressiva ao meio ambiente e pode poluir o solo e lençol freático, além de permitir a criação de focos de dengue e atrair vetores, como insetos, roedores e animais maiores.

 Lixão é uma forma inadequada de disposição final de resíduos sólidos, que se caracteriza pela simples descarga do lixo sobre o solo, sem medidas de proteção ao meio ambiente ou à saúde pública. O mesmo que descarga de resíduos a céu aberto.

Sugestões para a melhoria da nossa cidade
  • Não jogar lixo em lugares inadequados para contribuirmos com o meio ambiente em que vivemos.
  • Procurar comprar produtos com embalagens recicláveis.
  • Separar em casa o lixo orgânico do lixo reciclável, e encaminhar o lixo  reciclável para a coleta seletiva.
  • Usar sacolas duráveis ao invés de sacolas oferecidas pelos mercados e comércios.

Verifique para onde o lixo de seu município está sendo levado. Se for um lixão, não aceite, reclame das autoridades da prefeitura outra solução, pois todos os habitantes da cidade estão tendo sua qualidade de vida e saúde afetadas por essa situação.
Para uma cidade com o porte de Jaraguá do Sul e a quantidade de lixo que ela produz, caberia o estudo para a implantação de uma usina de reciclagem de lixo.

Decreto Federal 5.940 de 25 de outubro de 2006.
   Institui a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos orgãos e entidade da administração pública federal direta e indireta, na fonte geradora, e a sua destinação as associações  cooperativas dos catadores de materiais recicláveis.


Perguntaram ao ambientalista Virgílio Viana, engenheiro florestal, ex-professor da Esalq-USP e PhD em Biologia da Evolução pela Universidade Harvard, se nossa legislação ambiental é mesmo boa? Ele Respondeu:

Discordo da maior parte dos meus colegas ambientalistas nesse ponto. O País tem uma legislação ambiental péssima. Por uma simples razão: ela não é cumprida. Estima-se que 90% dos proprietários rurais estejam em situação irregular hoje no Brasil. Fica a impressão para a sociedade que os produtores rurais, os moradores da roça, são contra a natureza. Essa ideia de que o urbano é verde e o rural é antiverde é falsa. A lei não permitir a coleta de um pé de açaí ou do mel de abelhas em uma APP (Área de Proteção Ambiental), por exemplo, fere o bom senso. É uma ideia de intocabilidade da natureza que nem Madre Tereza de Calcutá teria. Esse olhar precisa mudar.

1 comentários:

estardooll disse...

cade o lixão a ceu aberto tio ?

Postar um comentário

 
Copyright (c) 2010 Atitude Pelo Planeta. Design by WPThemes Expert
Themes By Buy My Themes And Cheap Conveyancing.